Normalmente, as estratégias são organizadas em um Planejamento Estratégico, que reúne os objetivos pensados pela empresa por um determinado período. Até pouco tempo atrás, era possível organizar planejamentos para dois, três ou até cinco anos sem grandes dificuldades, pois o contexto competitivo possuía um grau de previsibilidade muito maior do que o atual. Hoje, a acelerada mudança no comportamento das pessoas e o intenso dinamismo do mundo e dos mercados fazem com que esses objetivos necessitem de revisão frequente.
Definir objetivos e planejar não costuma ser difícil, o grande desafio é colocar as ideias em prática, fazendo com que aquilo que foi planejado se transforme em resultado efetivo. Os objetivos e as estratégias precisam estar em movimento, em execução constante para que se transformem em realidade.
Infelizmente, não são raras as vezes em que os objetivos de um negócio são traçados, pensados, sonhados e deixados de lado. Grandes resultados exigem planejamento, mas principalmente execução desse planejamento. Grandes ideias e objetivos em uma gaveta, em um arquivo de computador ou apenas no pensamento não servem para muita coisa, apenas gerarão frustração no dono dessas ideias e objetivos.
O grande desafio não está no planejamento, mas sim na execução do planejamento.
Os obstáculos à estratégia são superáveis: A execução das estratégias sempre trará desafios, essa é uma verdade indiscutível, afinal, as condições de mercado mudam o tempo todo e sempre será necessário atualizar objetivos e estratégias a partir desses movimentos.
Alguns obstáculos importantes na execução da estratégia são: mudanças de mercado, reação dos concorrentes, resistências internas, comunicação entre colaboradores, desorganização, cultura interna, ineficiência operacional, adiamentos, falta de conhecimento e medo. Logicamente, o tamanho de cada um desses obstáculos varia de empresa para empresa e de profissional para profissional.
A boa notícia é que a imensa maioria dos obstáculos é superável.
Para que esses desafios sejam superados, além de um bom Planejamento Estratégico, a empresa deve adotar práticas adequadas para a execução dessa estratégia, incluindo o acompanhamento constante da evolução da estratégia, o monitoramento do mercado e, principalmente, a mobilização e coalização da equipe da empresa.
A estratégia precisa estar em movimento e fazer parte do cotidiano do negócio, envolvendo todas as pessoas e processos do negócio, fazendo com que a busca pela melhoria nos resultados seja algo contínuo e para que a organização vislumbre, efetivamente, uma cultura de resultados. É o movimento que mantem o seu negócio vivo.
Além de ser uma escolha, a Estratégia é dinâmica. Logo, correções de rumo serão necessárias ao longo do tempo. Planejar é importante, colocar a estratégia em ação é fundamental.
Mais do que um documento, o planejamento precisa ser um movimento.

Flavio Paim Rodrigues
Administrador e Consultor Empresarial. Possui MBA em Marketing e sólida experiência nas áreas de Gestão, Comercial e Marketing.